segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pregar aos peixes

Sexta-feira, 16- Outubro de 2009, hora de almoço.

Galinha – Já viste a poça de óleo que está no estacionamento onde a Pintainha tinha o carro?

Galo – Tive uma insónia dos diabos, acordei com uma "pedra" que parece que levei com uma moca de Rio Maior na cabeça, ainda nem fui à varanda, como é que havia de ver poças de óleo na rua?

Galinha – É uma poça de óleo enorme e vai um risco até à esquina, depois há outra poça onde ela parou para entrar na estrada e o risco continua até à rotunda. Já lhe liguei mas deve estar a dar aulas e tem o telemóvel sem som.
Fomos à varanda e:

Galo – Não pode ser do carro da Pintainha. Nenhum carro chega daqui ao Estoril (35 Km) a perder óleo desta maneira. Foi algum carro que bateu com o cárter ao subir o lancil (uma espécie de passeio em cimento, pertencente a um armazém, que serve de estacionamento. Isto é para não começarem já a pensar que a minha Pintainha estaciona em cima do passeio lol) e depois saiu de frente, mas aposto que deve estar avariado a menos de um quilómetro. Em todo o caso vou mandar uma SMS e quando ela tiver um intervalo que vá ver.

SMS – Há algum problema com o teu carro? Há uma poça de óleo no sítio onde ele passou a noite.

Passada a hora de almoço sem resposta e inspeccionado o local, as certezas começaram a dissipar-se e vai outra SMS:

Agradeço que respondas hoje, ok?

14:15-nova mensagem ainda mais furiosa e cinco minutos depois toca, finalmente, o telefone.

Pintainha – Desculpa só ligar agora. Vi a SMS mas estava com uma turma nova e não ia interromper logo no primeiro dia de aulas.
Tinhas razão, no Centro também tinha uma poça de óleo, mas tenho um "furo" de duas horas e já estou na Santogal (oficina). O senhor diz que não vou pagar nada, porque o carro esteve na revisão em Julho e se não for nada grave levo já o carro.

Galo – E não te acendeu a luz do óleo?

Pintainha – Não acendeu luz nenhuma.

Galo – Nem agora, quando foste do emprego até à oficina?

Pintainha – Nada! Depois ligo-te.

Dez minutos depois

Pintainha – Está tudo resolvido. Ele diz que era uma… um… um...

Galo – Um "O" ring?

Pintainha – Isso mesmo, um "O" ring. Não paguei nada e diz que tive muita sorte.

Galo – Um "O" ring do bujão ou do filtro de óleo. Uma merda de uma anilha que nem deve custar 50 cêntimos e que eles não substituíram quando mudaram o óleo. Logo falamos. Bjs.

À noite

Galo – Já viste a poça de óleo que ali deixaste?

Pintainha – Estive a ver agora.

Galo – Nem sei como é que o cárter ainda tinha óleo. De certeza que nunca acendeu a luz, nem subiu a temperatura, nem sentiste o carro a "ficar-se" quando puxavas?

Pintainha – Não senti nada de anormal (era pedir muito de uma gaja, mas...) e tenho a certeza que não acendeu a luz. Eu ando sempre a olhar para as luzes. Nas férias, quando se partiu a correia do alternador, eu vi logo a luz (com a correia a fazer um cagaçal havia uma semana, só se fosse surda é que não dava pela falta do ruído, depois da correia partir lol).

Galo – Há vários lugares de estacionamento sujos de óleo de outros dias e hoje saíste daqui de dia (eram dez horas), o óleo escorria do estacionamento até ao meio da rua e tu não viste? Quando sais de casa vais apanhar um avião e olhas para o ar, é? E uma pessoa que anda todos os dias quase 100 Km, não tem obrigação de ver o nível pelo menos uma vez por semana? Sabes ver o nível do óleo?

Pintainha – Mais ou menos. Tem que se tirar aquela "coisa cor-de-laranja"
Galo – Aquela "coisa cor-de-laranja" é a vareta de verificar o nível e o carro tem de estar num local plano, o motor deve estar quente e espera-se 5/10 minutos até que o óleo desça para o cárter. Depois tira-se a "coisa cor-de-laranja", limpa-se e volta a introduzir-se e tira-se para ver se o nível está na marca. Já te expliquei isto uma dúzia de vezes. Estou farto de te avisar que, antes de entrarmos no carro devemos olhar para os pneus e para o chão, a ver se há algum pneu furado ou líquido derramado. Ou preferes mandar uma jante para a sucata, ou, neste caso, gripar o motor e ficares sem carro para trabalhar?
Os conselhos que eu te dou, entram-te por um ouvido e saem pelo outro, mas um dia, quando ficares com o carro parado uma semana ou duas, ou tiveres que comprar outro, vais aprender. Ou não!
Só tenho pena que desperdices a oportunidade de aprender de "borla" e depois tenhas que aprender à tua custa.
Mas tu és maior e vacinada, por isso só me ouves se quiseres. Tens sempre duas hipóteses: Aprendes de "borla" com o que eu te ensino, ou passas o resto da vida a pagar para seres burra.

É claro que os tipos da oficina são uns camelos. O carro faz as revisões na marca, em 2008 fez a revisão dos 60.000Km onde era suposto verificarem as correias e este ano parte-se a correia do alternador em plenas férias.
Em Julho passado fez a revisão dos 75.000 Km e agora começa a perder óleo por causa de uma anilha que custa 5 tostões.
Mas nós, que somos os donos das máquinas, temos de cumprir certas regras e as gajas acham que isso é coisa de homens.
Olhar para o chão à volta do carro e ver se há uma "inundação" de óleo, antes de arrancar, verificar se existe algum pneu despejado, verificar o nível de óleo, especialmente se o carro anda todos os dias no trânsito agressivo e desgastante da cidade e arredores, é coisa de homens?
- Tenham dó.