sábado, 4 de julho de 2009

Cuidado com as redes Wireless

Os constantes avanços tecnológicos, nomeadamente no ramo da informática, tornou tão vulgar e barata a tecnologia wireless, que a tradicional "ligação à parede", para aceder à internet, tornou-se uma opção praticamente, obsoleta.

No entanto a tecnologia das redes sem fios, quando usada sem as devidas precauções, pode trazer dissabores aos distraídos do costume, que nunca lêem o livrinho de instruções, ou aos menos informados, que se limitam a seguir as instruções de técnicos menos escrupulosos que ganham a vida às custas de determinada camada da população, para quem o computador e a internet são apenas para utilizar e os problemas técnicos ficam por conta dos "deuses".
Foi o que aconteceu a um casal amigo e parentes afastados que, no regresso de umas férias no Algarve, se viu a braços com uma conta de internet superior a 200€.

Como é hábito nos meios pequenos, alguém da "chafarica" lá da terrinha vendeu e instalou aos inocentes (ambos na faixa etária dos 60 anos, mas com família nas ilhas o MSN e a câmara Web dão muito jeito...), um router sem fios mas, ou por ignorância ou falta de zelo, esqueceu-se de activar uma password e de informar que o dito router deve ser sempre desligado quando não estamos a aceder à internet.
Como os "incautos" tinham um tarifário com limitação de tráfego e algum "xico-esperto" entrou na sua rede sem fios, o resultado foi "pagar e não bufar" e se, por mero acaso, o "intruso" tivesse feito downloads ilegais, ainda poderiam ter problemas com a justiça.

Para quem estiver interessado no assunto, o Sapo tem dicas úteis
aqui,

aqui

aqui

2 comentários:

mjf disse...

Olá!
Vim visitar o teu cantinho...
Gostei, e até fazes serviço de utilidade publica:=)
ehehehe

Beijocas
Voltarei

Pronúncia disse...

Bom conselho!