sábado, 18 de julho de 2009

Alguns dias no centro de um universo a descobrir


As fotos têm legenda, bastando pousar sobre elas o ponteiro do rato e se clicarem podem vê-las ampliadas.




Cadafaz, no concelho de Góis,


Ou mesmo a vila de Góis,


deixaram-me, mais uma vez, a pensar que o Piódão não é mais do que um bilhete postal atafulhado de carros e turistas (e desta vez também de poeira, por via das "sacrosantas" obras, guardadas para a época de maior afluência de turistas. Mas o calendário eleitoral fala mais forte e temos de ser nós a decidir pôr de parte o que não interessa. E o Piódão não interessa a ninguém!





Depois, já a caminho de Vide, fomos encontrar estas obras primas do engenho humano (Chãs D'Égua e Foz D'Égua), sempre capaz de fazer com aquilo que a Natureza lhe pôs à disposição muito mais do que alguma vez passaria pela cabeça de alguns arquitectos de renome.



Um dia destes - se a Vodafone me der tempo e paz de espírito - mostro mais umas "chapas" da região.

8 comentários:

S* disse...

Calminho e verdejante, como se quer em tempo de férias. :P Fotos lindas oh Galo.

opinião própria disse...

Belas fotografias, de não menos belas terras, por vezes esquecidas da maioria dos portugueses. Belos passeios a dar...

Pronúncia disse...

Gostei especialmente das últimas.

Muito boas e de uma calmaria que apetece ir, parar, contemplar e descansar.

Boa semana :)

Patrícia disse...

Que bonito... =)
Não conheço essa zona mais lá 'pra cima. Mas hei de lá chegar.
No entanto vou recomendar à mum essa zona como destino para Agosto (ela nunca sabe onde há de ir, mas aventura-se sempre). (Vou pesquisar mais no amigo google).

Patrícia disse...

Eu particularmente acho mta piada a Piodão, por ser miniscula, e por serem só casotas tipicas

Fred Eat Cock disse...

Patrícias
Vejam lá quando é que se decidem a diferenciar o nome, porque assim torna-se difícil...
Patrícia Beijinha
Bem podes mandar a mãezinha que ela não se vai arrepender. Inclusivamente, sendo uma mulher do litoral e das praias alentejanas, pode sempre optar por alugar apartamento num camping da zona (muito sossegados e sem a bagunça das praias) e com praias fluviais muito convidativas. Há um em S. Gião (Oliveira do Hospital), em que o rio passa por dentro e a praia até tem areia branca "importada".
Mas cuidado: foi assim que eu comecei a preferir a montanha à praia.

Patrícia (a outra).
Eu também acho o Piódão um bom exemplo para o turismo. Mas não acho muita piada à confusão que se gera à sua volta, havendo na região outras aldeias muito bonitas (e em fase de recuperação) e mais "naturais". E nem é preciso procurar muito, basta seguir as indicações das placas castanhas (ou entrar num posto de turismo da zona) e chegamos lá com facilidade. E depois ficamos impressionados com a naturalidade que não encontramos na artificial Piódão".
Pior de tudo foram as obras de alargamento da estrada, que nos remetem para um caminho de terra poeirento...

Patrícia disse...

A minha mãe é um bocado selvagem é mesmo a típica campista de tenda armada :) (Tenho a quem sair!) E sim, já o ano passado tinhamos falado nessas zonas, e pesquisei alguns parques de campismo para ela. Mas depois optou 'pla zona de Castelo de Bode, por aí...!

Pessoas do litoral não o trocam nem por nada(principalmente do Alentejano), eu acho que não haveria esse perigo. (ainda para mais pessoas tão 'regionalistas' como nós).

Bem, fica a opção/sugestão, que agradeço muito! Já escrevi esses nomes de terriolas todas e vou fazer-lhe um apanhado de informação. Pode ser que ela lá vá =) Depois digo-te.

Patrícia Bejinha (sem i!)

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ