sábado, 18 de julho de 2009

Alguns dias no centro de um universo a descobrir


As fotos têm legenda, bastando pousar sobre elas o ponteiro do rato e se clicarem podem vê-las ampliadas.




Cadafaz, no concelho de Góis,


Ou mesmo a vila de Góis,


deixaram-me, mais uma vez, a pensar que o Piódão não é mais do que um bilhete postal atafulhado de carros e turistas (e desta vez também de poeira, por via das "sacrosantas" obras, guardadas para a época de maior afluência de turistas. Mas o calendário eleitoral fala mais forte e temos de ser nós a decidir pôr de parte o que não interessa. E o Piódão não interessa a ninguém!





Depois, já a caminho de Vide, fomos encontrar estas obras primas do engenho humano (Chãs D'Égua e Foz D'Égua), sempre capaz de fazer com aquilo que a Natureza lhe pôs à disposição muito mais do que alguma vez passaria pela cabeça de alguns arquitectos de renome.



Um dia destes - se a Vodafone me der tempo e paz de espírito - mostro mais umas "chapas" da região.

7 comentários:

S* disse...

Calminho e verdejante, como se quer em tempo de férias. :P Fotos lindas oh Galo.

opinião própria disse...

Belas fotografias, de não menos belas terras, por vezes esquecidas da maioria dos portugueses. Belos passeios a dar...

Pronúncia disse...

Gostei especialmente das últimas.

Muito boas e de uma calmaria que apetece ir, parar, contemplar e descansar.

Boa semana :)

Pi disse...

Que bonito... =)
Não conheço essa zona mais lá 'pra cima. Mas hei de lá chegar.
No entanto vou recomendar à mum essa zona como destino para Agosto (ela nunca sabe onde há de ir, mas aventura-se sempre). (Vou pesquisar mais no amigo google).

Patrícia disse...

Eu particularmente acho mta piada a Piodão, por ser miniscula, e por serem só casotas tipicas

Galo disse...

Patrícias
Vejam lá quando é que se decidem a diferenciar o nome, porque assim torna-se difícil...
Patrícia Beijinha
Bem podes mandar a mãezinha que ela não se vai arrepender. Inclusivamente, sendo uma mulher do litoral e das praias alentejanas, pode sempre optar por alugar apartamento num camping da zona (muito sossegados e sem a bagunça das praias) e com praias fluviais muito convidativas. Há um em S. Gião (Oliveira do Hospital), em que o rio passa por dentro e a praia até tem areia branca "importada".
Mas cuidado: foi assim que eu comecei a preferir a montanha à praia.

Patrícia (a outra).
Eu também acho o Piódão um bom exemplo para o turismo. Mas não acho muita piada à confusão que se gera à sua volta, havendo na região outras aldeias muito bonitas (e em fase de recuperação) e mais "naturais". E nem é preciso procurar muito, basta seguir as indicações das placas castanhas (ou entrar num posto de turismo da zona) e chegamos lá com facilidade. E depois ficamos impressionados com a naturalidade que não encontramos na artificial Piódão".
Pior de tudo foram as obras de alargamento da estrada, que nos remetem para um caminho de terra poeirento...

Pi disse...

A minha mãe é um bocado selvagem é mesmo a típica campista de tenda armada :) (Tenho a quem sair!) E sim, já o ano passado tinhamos falado nessas zonas, e pesquisei alguns parques de campismo para ela. Mas depois optou 'pla zona de Castelo de Bode, por aí...!

Pessoas do litoral não o trocam nem por nada(principalmente do Alentejano), eu acho que não haveria esse perigo. (ainda para mais pessoas tão 'regionalistas' como nós).

Bem, fica a opção/sugestão, que agradeço muito! Já escrevi esses nomes de terriolas todas e vou fazer-lhe um apanhado de informação. Pode ser que ela lá vá =) Depois digo-te.

Patrícia Bejinha (sem i!)