sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tá bem... eu sou chato como a potassa

Bem, eu não vos queria maçar mais com a história da ventoinha. Não queria que vocês ficassem a pensar que eu sou chato como a potassa, mas como eu sou mesmo chato como a potassa, lá têm que "levar" outra vez com a ventoinha lol.

Eu nunca tive muita paciência para nada, mas paciência para a estupidez, então, é que não tenho mesmo nenhuma. Admito que nem toda a gente pode ser inteligente como eu (cof cof cof), mas não entendo porque é que Deus, quando andou a distribuir massa cinzenta pela humanidade, perdeu tempo e gastou matéria prima a encher certas cabeças, quando estas, cheias de terra e estrume, podiam dar umas belas floreiras. Ou, pura e simplesmente, equipava essa gente com um caixote do lixo no lugar de cabeça.


Lembram-se de eu ter dito que a ventoinha que procurava, trabalhava a 12 Voltes 0,23Amperes. Então, seguindo um raciocínio lógico, nos últimos dias tenho vasculhado, em vão, as prateleiras da Worten, da Rádio Popular e da Vóbis, à procura de uma ventoinha com essas características.
Ora, como se pode verificar pela imagem, a ventoinha que hoje comprei, baseando-me apenas na informação da embalagem, é de 12V - 0,09A - 2500 r.p.m e só resolvi comprá-la, porque achei que se todas as que encontrei até aqui tinham uma velocidade de rotação entre as 1200r.p.m e as 1800r.p.m, então esta devia servir para o efeito, que é, como sabem, refrigerar a fonte de alimentação, ao contrário das mais lentas que se destinam a refrigerar o interior da caixa do PC.

Agora espantem-se com isto: como o demonstra a imagem, afinal a ventoinha é de 12V - 0,24A, valores muito próximos daquilo que procuro há uma semana (12V - 0,23A), apesar da caixa referir 12V - 0,09A - 2500 r.p.m.
E agora perguntam vocês:
- O que é que isto tem a ver com estupidez?
- Tem a ver com estupidez, na medida em que as características referidas na embalagem inviolável (0,09 Amperes), não estão de acordo com a informação contida na frente da ventoinha, zona a que o cliente só tem acesso depois de efectuar a compra.
Podem dizer-me os entendidos que tais valores correspondem a dados técnicos que nada têm a ver com aquilo que eu procurava, mas quando o cliente pretende substituir um elemento avariado, está limitado à informação contida no mesmo e por isso seria lógico (ou logicamente, como diz o Figo eheheh) que essa informação estivesse à vista.

E por falar em ser chato como a potassa, a "Dona Galinha" disse-me hoje de manhã, que já não pode ouvir falar em ladrilhos e salamandras eheheh.
E um Galo tem que ouvir isto e ficar calado?

Valor da ventoinha=6.79€

12 comentários:

Anónimo disse...

Estás a dar cabo da dona Galinha, primeiro é salamandras e agora ventoínhas?!
:)
Bom fim-de-semana.

Malena disse...

E tu tiveste sempre a sorte de o que está por dentro da embalagem corresponder ao exterior? Olha que nem toda a gente pode dizer o mesmo!! Às vezes o embrulho disfarça muita coisa!! ;-) Como diz o Markekas (por onde andará esse canito?) RCC.
E vê lá se ao fim de quase 30 anos nã enlouqueces a Dª Galinha!!!
Abraço e có-có-ró-có

Anira the Cat disse...

tanta volta se dá, que se chega a bom porto! Pelo menos desta vez

Pronúncia disse...

Com 2500rpm vê lá se não transformas o PC num helicóptero... eheheh

Eu bem digo que a embalagem esconde sempre muita coisa... :)

Daniela disse...

"cabeças, quando estas, cheias de terra e estrume, podiam dar umas belas floreiras" ahahahah lindo lindo!

Estou a ver que quando tiver uma dúvida relacionada com peças do meu masmarracho tenho aqui um entendido!

MarKekas disse...

Galo, isso pode ter a ver com limites.. tipo, a ventoinha 'chupa' de 0.09 a 0.24A.. mas estou a achar muita diferença nos limites.
Eu ia era lá à loja fazer um escarcel!! Hehe!
E atenção aos decibéis da ventoinha, por causa do barulhinho!

E cuidado que a Dona Galinha ainda enfia o pc dentro da salamandra! Hihihi!! :P

Galo disse...

MarKekas
Eu tenho um Pentium4 com cinco anos que já levou uma Board e uma fonte de alimentação (na garantia) queimadas por causa de um problema eléctrico no prédio onde morava.
Depois disso comprei uma UPS (que também deu o berro há dois meses e tive de comprar outra) e nunca mais tive problemas.
De há dois anos para cá que tenho de soprar, aspirar e pincelar a máquina, porque o pó acumulado no cooler faz disparar a temperatura do processador para perto de 70º e ele desliga-se, especialmente com programas pesados, tipo descodificador de vídeo.
Agora este problemas das vibrações na ventoinha, já é habitual. O primeiro PC que tive (PentiumII) levou duas ventoinhas na caixa e uma no processador (montadas por mim).
Esta ventoinha vai ficar de reserva, pois desde que limpei a outra (no passado fim-de-semana), nunca mais voltou a "gritar".
É assim, eu gosto de mexer na máquina e tento sempre aprender mais, mas já estou a ficar velho para isto.
Já pareço os gajos "maduros" a brincar com carros telecomandados eheheh.
Obrigado pelas dicas.

MarKekas disse...

É isso, uma UPS ajuda muito. Já vi que és curioso e estás dentro do assunto. Isso é sempre bom para não se estar dependente de terceiros.
Descodificar vídeo é bem puxadote pro pc todo. O pó no cooler é mesmo uma desgraça praquilo aquecer. Eu sou um bocado calão pa limpar o meu. Limpe-o na semana passada e tinha quilos de pó! Nem se via a cor do cobre do cooler, hehe! Tenho um AMD de 2001.. de bengala! :P

Uma vez, armado em chico-esperto, comprei uns filtros para as ventoinhas que metem ar na caixa, a pensar que assim se sujava menos por dentro. E acertei.. mas depois reparei que passado pouco tempo os filtros estavam todos cagados e mal entrava ar pra caixa. E limpar aquilo é uma treta! Resultado: tirei-os!! RCC!!!

Lizzy disse...

A procura afinal compensou... Agora é que vai ser viajar de héli pra cima e pra baixo...

PS: presente no meu blog. :)

Genitrix disse...

Ao fim de voltas e mais voltas, a tens o que querias, e mais ainda, pois encontraste mesmo sem saber lolll.
Então já tens as obras a andar?
O Natal está a porta

S* disse...

Ena... realmente essa porcaria é mesmo de gente competente!

dinona disse...

Opah... as indicações de material informático tem com cada gafe... e eu que o digo que já trabalhei numa loja informática.