quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que é que tem o cu a ver com as calças?

Ou o que é que têm os pés a ver com o peito?
Por vezes há ideias que, à primeira vista, parecem parvas, mas que depois se revelam autênticos rasgos de genialidade.
Como sabem (porque eu conto a minha vida toda aqui no blogue eheheh), tenho andado adoentado com gripe. Acho que foi gripe, porque nem fui ao médico. Tinha ido à consulta de rotina a Stª. Maria, no dia 28 de Setembro e o médico mandou-me c@g@r na vacina, porque "isso é coisa de velhos ou doentes crónicos". E como eu pensava que cancro do pulmão era doença crónica, assim fiquei muito mais aliviado. Tão aliviado que voltei para casa todo contente e acelerado - e fui "caçado" em excesso de velocidade e paguei 120€ de multa (filhosdaputa) - mas passadas duas semanas fiquei com dores no peito, muita tosse e alguma febre.
Mas a gente tem de acreditar nalguma coisa e, especialmente quando a "luzinha" começa a brilhar novamente, depois de quase se ter apagado com uma rajada de vento, se o médico diz que está tudo bem, quem somos nós, pobres mortais, para os contradizer.
Assim limitei o tratamento aos habituais antipiréticos, anti-inflamatórios e xaropes, mas a tosse persistiu por mais tempo do que o meu subconsciente consegue suportar e, por muita coragem que eu tente mostrar, tosse e dor no peito deixam-me sempre apreensivo. - O que é que querem? Um homem não é de ferro.
É verdade que, pouco a pouco, as mazelas vão sarando e a esperança vai voltando. Digamos que já consigo estar vinte segundos seguidos sem pensar no que me tem acontecido, mas há coisas que nunca mais voltam a ser como eram dantes. O tempo não volta para trás e há marcas psicológicas mais difíceis de superar do que a dor física.
Mas adiante que isto não são horas para lamentos e já começo a ficar com os pés gelados.
Nestes "entretantos", entre xaropes de farmácia e os tradicionais mel e xarope de cenoura, eis que a "Dona Galinha" descobriu um tratamento na net (eu não digo que ela descobre tudo na net?) que, se ao princípio até me deu vontade de rir, acabou por ter resultados inesperados.
Esfregar a sola dos pés com Vicks VapoRub, ao deitar e calçar umas meias.
Parece treta, não é? Mas o certo é que, em apenas duas noites, praticamente deixei de tossir e sinto o peito muito mais aliviado.
Tomem lá que é para aprenderem que das "galinhas" não se tira só a enxúndia(*).

(*)
"Enxúndia": gordura animal, especialmente de galinha, com que antigamente se fazia um "emplastro" de papel pardo aquecido e se colocava no peito, costas e garganta para tratar problemas respiratórios (e acho que reumático também).
Cheirava a ranço, que tresandava eheheh.

21 comentários:

mjf disse...

Olá!
Estamos sempre a aprender...essa não me ensinaram a mim no curso:=))
Ou então faltei a essa aula...
ehehehe

Beijocas

Lia disse...

as coisas que eu aprendo aqui! És um poço de cultura, galito... tu não, a sra galinha, que tu limitaste a copiar o que ela te diz...

Genitrix disse...

Muito obrigado Sra. Galinha, acho que tenho de tentar essa receita, já que ando com tosse mais ou menos a 1 mes.
Quanto ao Sr. Galo, as melhoras.

Pipoca disse...

Eh pah,tenho que experimentar essa:).Padeço de asma crónica e nestas alturas do ano é um verdadeiro massacre !

Sr. Galo, as melhoras !

Já agora se quiser visitar o meu blogg e opinar » http://reflectir-cris.blogspot.com/

Liliana Sampaio disse...

Galo, antes de mais, deixa-me dizer-te que admiro a forma como encaras isto da doença. Bem sei que o dizemos/escrevemos nem sempre deixa transparecer o que pensamos ou sentimos. De qualquer modo, acho muito bem que te agarres mesmo à esperança e à "luzinha" porque estou mais do que convencida que, se quisermos, conseguimos realmente vencer muitas adversidades. Em suma, és um exemplo! :)

Quanto à receita, é mesmo de génio. Não me admira que tenha resultado, porque há muito boa gente que defende que os nervos dos pés estão ligados a todas as partes do corpo (ou não fossem eles o nosso suporte...). Por isso, já anotei aqui a dica, para usar em casos eventuais de tosse - para já estou a resistir bem. Desde que comecei a trabalhar com crianças (que estão doentes o tempo todo), parece que aumentei a minha resistência e já não tenho gripe pr'aí há quatro anos! :)

Beijoca e fica bem.

Lizzy disse...

Por acaso já tinha ouvido falar nessa "mézinha" caseira. Mas não acreditei. Já vi que táva errada! Tamos sempre a aprender.
E mais uma vez dei comigo a pensar: O teu galinheiro deve ser um espectáculo!!
hehe
Força.

Anira the Cat disse...

Estamos sempre a aprender... e eu já conhecia a enxúndia, que na minha terra era usada para "fortalecer" a canja de galinha, esse remédio universal...

As melhoras ;)

Olhos Dourados disse...

Isso do vik nos pés nunca tinha ouvido falar, mas já experimentei betadine também na sola dos pés antes de deitar. Experimentei porque se fartavam de dizer que fazia bem, eu até me ri, mas pelo sim pelo não experimentei e funcionou!

Olhos Dourados disse...

Espera, acho que era tintura de iodo (em vez da betadine), bolas nunca sei qual é a diferença... lol

Kaja e 15 disse...

Eu confesso que essa não conhecia, esse "remédio" que ao que contas é "muito espectacular" ;).
Conheço alguns, também de relação humana/motora, como por exemplo:

- Quando não nos sentimos bem em determinado lugar, pomos as perninhas a mexer de lá para fora. Ficamos imediatamente melhor. Lá está, as pernas mexem e tudo fica melhor ;)

hehe

Não querendo minimizar a seriedade da tua situação, obviamente!

As melhoras,
Cmp's
Kaja

Galo disse...

Liliana

Eu sou um péssimo exemplo. Começo a tremer dois meses antes dos exames periódicos e sou pessimista por natureza.
Só tenho uma vantagem em relação aos optimistas:
- Como espero sempre o pior, tudo o que vier é ganho.

Beijo.

Belinha disse...

Olha essa é nova! vou testar já hj lololol ando constipada pd ser k resulte lololol dp conto :D

Anna disse...

Enaaaa! Nunca imaginei vir a encontrar na blogosfera a palavra "enxúndia"!!! Pois que o meu pai fala muitas vezes nessa "fantástica e eficaz" mezinha, mas pensei que isso já pertencesse à categoria de memórias esquecidas da sabedoria popular!!

O truque do Vicks também o meu pai conhece e venera!! E o pior é que o cheiro daquilo empesta a casa! De tal forma que desde a última vez que o frasquinho do gel milagroso acabou, tanto eu como a minha mãe nos temos convenientemente esquecido de comprar mais... Se resulta? O meu pai também diz que sim!
*

Carla disse...

Ena grande descoberta! Vou apontar para não me esquecer ;) Parabéns À Dona Galinha. E as melhoras***

Ah, quanto ao selo, acho que não se faz nada lol Só o dei porque acho que é merecido :D

Anónimo disse...

Realmente, quem diria.
A minha médica diz que os melhor para a gripe é beber chá bem quente com um Aulin, que faz transpirar a noite toda, e de manhã realmente fico acordo melhor.
As melhoras! *

Malena disse...

Os pés, pelos vistos, são um grande "olhar" para o corpo. Tenho uma amiga que já andava de bengala devido a um problema de coluna e foi a um especialista em reflexologia. O homem massajou-lhe determinados pontos nos pés e, em 8 sessões, ela andava que era uma maravilha! Sempre a aprender!
Cuida-te! Abraço

Anjo De Cor disse...

Não conhecia esse remédio caseiro ;) mas coisas assim que funcionam outras é só treta...
Beijinhos e toca a melhorar dessa gripe ;)

dinona disse...

Estamos sempre a aprender... eu já tinha ouvido falar era por Vicks no peito ... agora na sola dos pés é nova para mim.

Mas pelo que li, essa gripe começou a afectar-te depois da multa da polícia... ou seja, as multas pegam gripe, perigoso !!!

Daniela disse...

:O fiquei espantada!

Cat disse...

CALA-TE! Que coincidência :O Ouvi isso ontem pela primeira vez|

Estava um rapaz a pôr aqueles Vicks no nariz e uma senhora diz "tens é de esfregar o Vicks creme na planta dos pés!". Fiquei :o !

Também pensava que tivesses indicação para a vacina... :/ Mas pronto, se calhar não.

MarKekas disse...

Elah! Não sabia disso! Fica já apontado aqui!

Galo, nisso tb sou como tu.. pessimista. Estou sempre à espera do pior. Se for mau, já esperava. Se for bom é sempre ganho e sabe melhor! Hehe!

As melhoras!