sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vão mas é roubar prá estrada, pá!

Mais uma vez a banca passa ao ataque.
Mais do qualquer cliente ou comerciante, a banca é a primeira a lucrar com o uso de cartões (Multibanco, Visa...). Até porque a emissão dos cartões já é cobrada aos clientes e o uso massivo do Multibanco retirou dos balcões as filas intermináveis de clientes. Há 20 anos na filial do então Fonsecas e Burnay (hoje BPI) que utilizo, o levantamento de um simples cheque ao portador nunca demorava menos de 30 minutos. Se a isto juntarmos a redução de pessoal que foi possível graças ao "dinheiro de plástico" e as toneladas de papel a movimentar pelos diversos operadores, é fácil concluir que mais uma taxa não passa de um roubo destinado a encher a pá do rabo dos banqueiros.
No entanto, ao mesmo tempo que as palavras do Ministro vieram dar algum descanso no que se refere a levantamentos, o mesmo não se pode dizer nos pagamentos onde tudo se mantêm em aberto e na confusão habitual.
A manter-se a palavra do Governo, para fazer face à situação injusta da implementação da taxa nos pagamentos, uma boa solução seria que o maior número de pessoas fizesse levantamentos (isentos de taxa) e efectuasse os pagamentos em dinheiro. Talvez colocada perante a hipótese de ter de voltar a lidar com toneladas de dinheiro vivo, a banca deitasse contas à vida e fosse roubar para a estrada.

11 comentários:

Carla disse...

E essa taxa vai implicar que o pessoal faça mais levantamentos, ande com mais dinheiro na carteira e também seja mais vezes assaltado! São taxas sem nexo nenhum, já pagamos taxas de cartão, e de tudo e mais alguma coisa... mas pronto.

Malena disse...

Quem se lixa é sempre o mexilhão!

Cat disse...

Que chatice, fogo! Eu uso mb a toda a hora, raramente ando com dinheiro. Se der, até 2 euros pago com multibanco.. :/ Não gosto de andar com dinheiro, além da comodidade muito maior que é ser só sacar do cartão (haja dinheirinho na conta! xD). Pff!

Olhos Dourados disse...

Eu juro-te que se me começarem a cobrar por usar o cartão eu passo a ir levantar o dinheiro antes de ir às compras!

Patrícia disse...

Eu sou contra as taxas! Todas elas! Mas agora é taxa por levantares guito e taxa por pagares com multibanco???!!! Mas que merda vem a ser esta? Afinal pagamos anuidades de cartões, taxas de manutenção e mais o diabo a sete e ainda não lhes chega? P. que pariu!

Lizzy disse...

Acho que vou pedir ao boss para começar a pagar em nota!! Depois é só guardar debaixo do colchão e quando for preciso ir lá "levantar" sem pagar taxa. hehe

Liliana Sampaio disse...

Tens toda a razão! É tudo uma cambada de ladrões. Por essas e por outras é que agora faço os pagamentos todos nos CTT. E está dito. Beijoca

Daniela disse...

Em Portugal é taxas para isto, taxas para aquilo, taxas para tudo! Uma vergonha isto...

Ah respondendo à pergunta eu e S* apenas temos o mesmo (bom!) gosto sobre nomes :)

eme disse...

Caríssimos bloggers, podem ter a certeza que comigo os gajos vão lucrar o mínimo indispensável, vou direinha ao banco com a minha caderneta em riste e levanto o dinheirinho todo. Haja payshop para pagar as contas!É só ideias fantásticas para lixar a vida ao Zé povinho!

Pronúncia disse...

Começa a dar vontade de voltar ao velho hábito de guardar o dinheiro sob o colchão... era o que os bancos mereciam! :)

Anónimo disse...

Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.